quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Primeiras impressões - Valência



Hoje (27-09-2010) é o meu quarto dia em Valência, e pelo que eu já vi a cidade é excelente para se viver. A cidade tem uma ótima organização, 80~90% da cidade tem ciclovias e suporte ao Valenbisi um serviço de aluguel de bicicletas automatizado utilizado por bastante gente. Aqui a cada dia vejo muita coisa nova, uma das que me impressionou foi que até mesmo a coleta de lixo deles é bem organizada. A maioria dos lugares tem recipientes de coleta seletiva, e tão seletiva que há lugares com grandes cestos para as pessoas colocarem roupas velhas! Isso ajuda bastante os mais pobres, que podem ir nesses cestos e pegar as roupas que precisarem. Aqui também tem coletores de garrafas de vidro espalhados nas principais vias e a população cumpre bem a tarefa de não jogar lixo na rua, creio que o único lugar que encontrei lixo no chão foi próximo a universidade. 



O trânsito em Valência flui muito bem, em 4 dias já visitei várias avenidas bastante movimentadas mas até agora não vi sequer um único engarrafamento. Isso se dá graças a quantidade de pessoas que fazem uso dos outros serviços de transporte como o Valenbisi, Metro, Transvia (uma espécie de metro de superfície que anda entre as faixas de algumas avenidas) e Ônibus (por sinal todos aqui tem ar condicionado e são bem limpos). 



A cidade é muito bonita, a arquitetura impressiona pelos detalhes. Valência fica no litoral da Espanha, banhada pelo Mar Mediterrâneo, com climas que ficam por volta dos 30 graus no verão e 10 graus no inverno variando até 5 graus para mais ou para menos.



O custo de vida em Valência não é um dos mais altos da Espanha, os aluguéis de apartamentos ficam em cerca de 500~600 euros apartamentos com 3 quartos, 1 ou 2 banheiros, e entre 600~800 euros apartamentos com 4 quartos, 1 ou 2 banheiros. Com 600 euros por mês um estudante consegue se manter tranquilamente aqui, bancando seus gastos com comida, aluguel e despesas mensais normais (água, luz, gás, internet).



A Universitat Politècnica de València também é bastante atraente, com professores muito bons e estrutura gigantesca. Outra grande universidade daqui é a UV, Universitat de València, que também tem estrutura bastante extensa e está localizada próxima a UPV também. As universidades daqui recebem todo ano uma quantidade enorme de estudantes de intercâmbio, nesses quatro dias já conversei com pessoas de vários lugares do mundo.



Se você está pensando em tentar intercâmbio para Valência, pode ter certeza que é uma ótima escolha.


3 comentários:

  1. Oi, gostaria de saber: em Valencia se fala muito valenciano? Há aulas em valenciano na universidade? Valencia é uma das minhas opções para o CsF, mas precisava saber isso...

    ResponderExcluir
  2. Valencia é uma cidade magnifica. Eu e todos os outros brasileiros que foram para lá gostamos bastante da cidade. A maioria das aulas das universidades valencianas são ministradas em Castellano. Algumas são ofertadas em Inglês e Valenciano também. Normalmente quem fala valenciano são os mais velhos.

    ResponderExcluir
  3. Valencia é uma cidade magnifica. Eu e todos os outros brasileiros que foram para lá gostamos bastante da cidade. A maioria das aulas das universidades valencianas são ministradas em Castellano. Algumas são ofertadas em Inglês e Valenciano também. Normalmente quem fala valenciano são os mais velhos.

    ResponderExcluir