sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

E Roma? O que esperar de lá?


Roma foi alvo do meu segundo roteiro de viagens, uma cidade bastante bonita que me agradou bastante por todas as suas tradições italianas e peculiaridades arquitetônicas. Roma é uma cidade bastante movimentada, principalmente pela grande quantidade de turistas que recebe, só para ter uma ideia encontramos mais de 8 grupos de brasileiros só no primeiro dia de viagem. 



Como é uma cidade com pontos históricos magníficos espalhados por seu território, não é difícil encontrar pessoas de diversas nacionalidades conversando ou perceber que sua carteira desapareceu subitamente... é isso mesmo! Este é um dos principais problemas das cidades com grande fluxo de turistas. Por mais que os roubos na Europa não sejam tão frequentes e tão descarados como os que acontecem no Brasil, sempre os lugares com grande quantidade de estrangeiros acabam sendo pontos propícios dos famosos "batedores de carteiras", é sempre bom andar com seus pertences no bolso da frente e ter bastante cuidado com mochilas e sacolas. 



Roma possui um sistema de transporte muito bom, como é de costume em cidades europeias, porém ainda peca um pouco em relação ao seu Metro que só possui duas linhas atualmente operantes. A pequena quantidade de linhas se dá, em parte, por causa de problemas durante escavações dos túneis. Por ser uma cidade muito antiga, o subsolo esconde muitas peças de antigos habitantes fazendo com que as escavações dos metrôs acabem atrasando para a equipe de arqueólogos trabalhar, segundo fontes italianas. 



O custo de vida em Roma é bastante alto, chegando a ter alugueis que superam os 1000 euros mensais em apartamentos de 2 quartos (talvez seja uma exceção, mas eu me surpreendi bastante quando fiquei sabendo sobre isso). O clima de Roma é bem definido, no inverno faz bastante frio e venta muito, então é bom se preparar antes de viajar.  Ah! E não se iluda, italiano não em quase nada com o português... :T

Um comentário:

  1. Oi Felipe, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, as histórias são ótimas! Também fui intercambista, e me identifiquei com muitas coisas que você contou =)
    Tenho um site que reune blogs de intercambistas, se chama “Intercâmbio Blog”. Seria muito legal se você divulgasse seu blog lá! É de graça, na verdade fiz para ajudar futuros intercambistas a encontrar todos os blogs da cidade/país de destino em um só lugar.
    É só acessar www.intercambioblog.com.br e adicionar o link do seu blog.
    Por favor, participe! Com certeza muitas outras pessoas também vão gostar de saber sobre a sua experiência =)
    Bjs, Gabi.

    ResponderExcluir