quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mas, e onde eu devo morar?



Muitos com certeza estão bastante preocupados com a questão da moradia espanhola, e não é pra menos. Na Espanha existem 2 tipos principais de moradias para estudantes, pelo menos são os tipos que eu já consegui encontrar mais facilmente, são eles: pisos compartidos y pisos completos para alquilar. Normalmente todos são mobiliados.

Os pisos compartidos são apartamentos com quartos alugados individualmente, justamente para dividir com outros estudantes. Estes estudantes são colocados no apartamento independente da sua escolha, se você tentar alugar em grupo fica com seus colegas, caso contrário poderá morar com qualquer um que tente alugar um quarto no mesmo apartamento que você.



Os pisos completos para alquilar, como o nome já diz, são apartamentos completos para alugar onde você se responsabiliza pelo aluguel do apartamento como um todo, podendo dividir a mensalidade entre seus amigos ou ficar com o apartamento todo pra você, coisa que não faz tanto sentido já que a maioria tem mais de 2 quartos, independente de quantos quartos tenha.


Algumas dicas importantes devem ser tomadas em consideração, a primeira é que todos devemos dar prioridade maior aos apartamentos com calefacción (sistema de aquecimento) já que ninguém quer morrer de frio no inverno. A outra dica é que ao tentar alugar uma moradia na Espanha devemos dar preferência às moradias que são alugadas diretamente com os proprietários, sem necessidade de intermediação por parte de uma agência imobiliária, pois, caso você alugue uma moradia de imobiliária você precisará pagar 3 meses de aluguel como entrada, sendo 1 mensalidade para o proprietário, 1 mensalidade para a imobiliária e 1 mensalidade para a fianza, uma taxa cobrada para garantir que o apartamento será entregue sem danos.



Quero deixar claro que quando eu digo pagar 3 meses no primeiro mês, não estou me referindo a um adiantamento de 3 meses de pagamento, estou dizendo que o primeiro mês custará 3 mensalidades adiantadas como taxa de contrato. Fiquem atentos quanto a isso para evitar problemas na hora de fechar o contrato.

¡Um saludo!

5 comentários:

  1. Felipe qual o tipo de acomodação mais barata? é o piso compartido? se um grupo de pessoas alugasse um piso completo pra alugar sem ser por intermedio de uma imobiliaria, sai mais barato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yumi, com base nas minhas buscas posso te dizer que isso depende muito. Depende do ambiente que você está alugando, quanto mais luxo mais caro. Já vi APs de 4 quartos e 2 banheiros todo mobiliado por 500 euros mensais, 125 euros por pessoa é um preço ótimo... já vi pisos compartidos por 200 euros mensais... enfim, tem que procurar e ver quais são suas exigências (e você precisa ter mesmo, exemplo calefaccion e internet! ) :P

      Excluir
    2. Muito Obrigada por Responder Felipe! Será que a gente poderia conversar pelo face? eu gostaria de saber mais sobre como me orientar e ir atras desses apartamentos e conhecer mais da sua experiencia, pegar dicas etc.. se for possével me adiciona http://www.facebook.com/yumi.koike.75.

      Obrigada.

      Excluir
  2. Mas vc arca com o valor da moradia ou o programa paga o valor? E as universidades tem alojamento ja incluso no preço da mensalidade que vc paga pra ficar mais em conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O programa paga o valor da bolsa, e a bolsa deve ser usada para pagar Aluguel, Água, Luz, Alimentação e Gás (em alguns casos). Algumas universidades tem os alojamentos já prontos para receber os alunos do programa, mas nesses casos o governo já desconta o valor necessário da bolsa automaticamente pagando direto a universidade. Se a universidade não tiver alojamentos, você mesmo deve encontrar um lugar para ficar. No meu caso encontrei 2 amigos que também estavam buscando um lugar para ficar,e então alugamos um apartamento pros 3.

      Excluir