terça-feira, 24 de julho de 2012

Mais um passo concluído! O Visto!


Hoje dei mais um grande passo para o grande dia! Após reunir toda a documentação, fui hoje pela manhã ao Consulado-Honorário da Espanha em Recife-PE dar entrada no meu visto. De cara não parecia que iria dar tanta gente, mas logo a sala ficou com cerca de 30 pessoas que iriam solicitar o visto também por causa do Ciência sem Fronteiras.

Apesar de não terem informado, foram necessários 2 formulários de solicitação do visto. Assim que entrei na sala, fui atendido muito bem, onde a assistente solicitou um a um os documentos exigidos no site da embaixada.

Após mostrar todos os documentos, achei interessante que a assistente perguntou se eu teria mais algum documento em mãos que achasse que poderia ajudar no processo do visto, eu havia levado uma impressão da Carta de Benefícios do CNPq e uma impressão da minha carta de Aceite, ela resolveu ficar com ambas e pediu que eu tirasse uma xerox de cada para anexar junto a documentação.

O preço do visto em Recife-PE foi R$169,50. O ideal é que levem o dinheiro trocado (R$170) para facilitar pela quantidade de gente. Ela falou que o prazo mínimo de recebimento do Visto é de 45 dias (mas esse é o prazo mínimo para o visto de estudante normal), questionei se ela achava que chegaria antes por conta de sermos alunos do Ciência sem Fronteiras (inclusive ela colocava em lápis grafite na parte de cima do formulário "Ciencia sin Fronteras") mas ela preferiu não opinar, apenas disse que esse é o prazo normal e que o fato de chegar antes ou chegar depois depende apenas dos responsáveis pelo processo de visto, falou também que eu não deveria me preocupar já que todos na Espanha estão cientes dos atrasos e que assim que o visto estivesse pronto o Consulado iria entrar em contato avisando. No fim, deu tudo certo... agora é só esperar para ver o que vai acontecer.

4 comentários:

  1. Oi, gostei de ver que, assim como eu, alguém resolveu fazer um blog sobre o intercâmbio. Vou acompanhar vc a partir de agora! O meu blog ainda não tá pronto e eu ainda tenho muito o que atualizar nele, então depois eu posto o link aqui pra vc, caso queria ver tb. Vc tá indo pra Valência e eu pra uma ilha perto, Maiorca! Pretendo muito conhecer Valência pq conheço um pouquinho da cidade através das mídias em geral e ela é muito linda.
    Boa sorte com os tramites todos e com a viagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que essa nossa iniciativa virá a ajudar muita gente. Assim que terminar o seu blog podemos nos tornar parceiros. Quando estiver em Valência tentarei postar bastante coisa útil aqui. Nós, futuros Valêncianos de primeira viagem, aguardamos sua visita. :]

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa Felipe, Meu sonho é fazer intercâmbio pelo ciência sem fronteiras tbm, mas ainda tô no 1° período de Administração lá no IF ^^, Boa sorte e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estou enganado, o edital exige que você esteja entre 20% e 90% do seu curso. Basta já ir se preparando para tentar. Não é impossível. :]

      Boa sorte, e espero que consiga também! :D

      Excluir