domingo, 22 de julho de 2012

Documentações do Visto e do CNPq



O segundo passo após o início de tudo começa com o CNPq enviando um e-mail informando que você foi aprovado no Ciência sem Fronteiras, onde nesse e-mail também é indicado um link do formulário de dados complementares do CNPq, onde eles pedem que você preencha algumas perguntas sobre seu intercâmbio e seu estado atual.


Após preencher, basta aguardar enquanto seu Termo de Concessão de Bolsa é assinado digitalmente (e isso no meu caso está demorando bastante). Em paralelo, algumas universidades (a minha enviou) pedem que você se cadastre nos sistemas delas, onde você poderá escolher disciplinas a cursar e solicitar por exemplo um mentor ( no meu caso existe essa opção ) que é um estudante de lá da universidade onde você irá fazer seu intercâmbio, onde este irá te ajudar em quase tudo pelo menos nas primeiras semanas no novo país.

Ao mesmo tempo de tudo isso, você deve começar a correr atrás das papeladas para solicitar o seu visto de estudante, no meu caso foram necessários:
  1. Formulário oficial preenchido e assinado pelo interessado
  2. Duas fotografias em tamanho 3x4, fundo branco
  3. Passaporte em vigor por, pelo menos, todo o período para o qual se solicita o visto
  4. Atestado de Antecedentes Criminais expedido pela Polícia Federal (no momento da apresentação da solicitação de visto o atestado não precisa estar legalizado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil. A legalização desse documento deverá ser realizada durante o processo de tramitação do visto, aportando o solicitante o documento legalizado e nova fotocopia do mesmo, quando retirar o visto). 
  5. Atestado Médico fornecido por um médico com CRM em vigor e firma reconhecida em cartório, em que conste que não padece enfermidades quarentenáveis contempladas no Regulamento Sanitário Internacional, 

Fonte: http://www.maec.es/subwebs/Embajadas/Brasilia/Paginas/AvisosImportantes.aspx#Ciencia


No meu caso, tirei o passaporte mesmo antes de ser selecionado definitivamente, justamente por medo de me atrasar depois que saísse o resultado. Para tirar o passaporte basta entrar no site da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte e seguir os passos indicados. Recebi meu passaporte cerca de 1 semana depois que fui até o posto da Polícia Federal apresentar meus documentos.

O Atestado de Antecedentes Criminais deve ser solicitado diretamente na Polícia Federal e depois reconhecida a firma do escrivão em um cartório (de preferencia os com registros em um dos escritórios de representação do Itamaraty para evitar problemas na hora de legalizar o documento, para saber quais os cartórios basta ligar para um dos escritórios do MRE: http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/escritorios-de-representacao-do-itamaraty), ou até mesmo impresso diretamente através do site da PF: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html. Para legalizar o documento no Itamaraty, basta você ir diretamente a um dos escritórios de representação espalhados pelo Brasil e esperar no máximo 5 horas para ir buscar o documento, não paga nada e no meu caso só precisei mostrar a carteira de identidade para ter acesso de visitante no prédio Empresarial.


Após ter todos os documentos e suas foto-cópias em mãos, basta ir a um dos consulados da Espanha que estão autorizados a fazer a solicitação do visto para alunos do Ciência sem Fronteiras (aviso logo, não são todos). Inicialmente, no meu caso, precisaríamos ir até um dos Consulados-Gerais para requerer o visto, mas, segundo algumas informações posteriores, devido ao grande fluxo de pessoas que estavam chegando no Consulado-Geral de Salvador-Bahia, alguns Consulados-Honorários do Nordeste (Fortaleza, Recife e Natal) foram autorizados a requerer o visto também, e enviar as documentações via SEDEX, saindo um pouco mais caro para tirar o visto. Em Fortaleza por exemplo, o valor passou de 144,50 reais para 234,50 reais.


Durante todo o tempo que você gasta para fazer tudo isso, você ainda recebe por e-mail a sua Carta de Benefícios (que informa todos os benefícios da sua bolsa do CsF) assinada digitalmente, a Carta de Aceite da Universidade Espanhola(que prova que você foi convidado a estudar lá), o seu Termo de Compromisso (que deveria ser assinado, reconhecido firma e enviado para o CNPq via correios, mas acabaram desistindo desse procedimento) e uma Procuração onde você dá poderes ao procurador que você havia cadastrado no seu Formulário de Dados Complementares (que também deveria ser enviado ao CNPq via correios, com firma reconhecida, mas acabaram desistindo desse procedimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário